quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Wikipédia: Oásis no deserto

Na Wikipédia, quando você é um editor com atitudes e opiniões próprias, acaba sendo atacado, mesmo quando se está querendo, justamente, demonstrar boa vontade. Enfim, diante de tempestades de areia (ataques e depreciações), as vezes, nos deparamos com óasis. Ler coisas como essa abaixo, faz ter esperança em dias melhores.

UMA CARTINHA...

Fred,

Muitos aqui não têm a tua juventude - e portanto você tem uma grande vantagem sobre eles: irá ver mais coisas, coisas mais novas, entenderá novas realidades que eles se esforçarão em compreender, para canalizar seu tempo ocioso e sua mente já viciada em coisas que cairão por terra, finalmente.

Por enquanto, estão ainda engessados, querem uma "involução" e lutam desesperadamente por ela - para que as coisas não cresçam a ponto de virem a ser tolhidos, a ter reveladas suas máscaras e, o pior de tudo, de não conseguirem mais enganar...

Você, ao contrário de todos eles, irá amadurecer, crescer. Eles, não: já deram o que tinham de dar...

Alguns costumam levar muito tempo até revelarem que são aquilo que alguns já viram: medíocres, complexados... Outros, porém, já foram. Deveriam ter servido de exemplo - mas nem isso esses tais enxergam! Preferem ignorar, sobretudo porque costumam - como todo esteliotário - fingir serem quem não são, e sentem prazer enquanto enganam...

Como eu disse, o tempo sempre passa. E toda farsa, por mais sólida ou duradoura, vai cair.

Enfim, não poderia deixar de apostar em tudo o que falei acima, e tampouco deixar de manifestar, mesmo que num voto vencido, o que acredito.

Já passei muito tempo na wiki. E vou repetir aqui algo que já disse alhures: todo erro cometido na Wiki tem conserto. Esse o verdadeiro princípio do projeto.

Erros ortográficos; erros de informações nos verbetes; categorizações mal feitas - tudo, alguém sempre vem depois a revisar.

Erros administrativos também. Todos eles têm solução. Se o bloqueio sai grande, é fácil demais reduzir ou até desbloquear. Uma eliminação de página? Nada mais "mole" que restaurar - volta com histórico e tudo.

Entretanto, esses velhos-problema de que falei não compreenderam nada disso. Querem a involução da Wiki, mentindo que cada erro é o "fim do mundo" e fazem aquilo que os estelionatários mais sabem: desviar a atenção para a essência, a verdade... Pois a eles, interessa continuar vendendo uma mentira.

Sei que você experimentou defender aquilo que era-lhe verdade. Assustou, sobretudo quem se acovarda - não para proteger-se das edições em verbetes, mas dos ataques que fazem...

Por nunca ter sido irresponsável, por nunca ter sido covarde, continua a ter a minha confiança - mesmo sabendo que inúmeras vezes discordamos e até discutimos...

A Wiki, claro, não é diferente do mundo. Mas, aqui, mais que no mundo, os estelionatários demoram a ser punidos...

E paciência, é o que nos resta.

Abraços.

Ver fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário